Como o Ômega 3 auxilia em nossa saúde

em 28.7.16




Normalmente quando falamos em gorduras vem à cabeça algo ruim ou que deve ser evitado, mas a verdade é que, nem todas as gorduras são ruins. Nosso corpo necessita dessas gorduras para garantir o bom funcionamento do corpo, por exemplo, as gorduras denominadas insaturadas são ótimas para nossa saúde e podem ser encontradas no abacate, nozes e alguns óleos vegetais, já as que devem ser evitadas são as gorduras saturadas e as trans, um veneno para o colesterol. Contudo, o Ômega 3 também é denominado uma gordura boa (poli-insaturada), sendo um ácido graxo essencial.

Nosso corpo não é capaz de sintetizar o Ômega 3 e só conseguimos adquiri-lo através da alimentação ou da suplementação. O Ômega 3 é encontrado em peixes de água salgada como salmão, truta, atum, bacalhau e alguns óleos vegetais. Sua principal funcionalidade é possuir ação anti-inflamatória e seus benefícios mais reconhecidos estão aliados a proteção da saúde cardiovascular e cerebral. Quando ingerimos este ácido graxo essencial ao entrar em contato com as células, elas realizam suas funções com mais eficácia.

Além disso, o ômega 3 age na formação de um componente dos neurônios, Assim, ocorre a melhora do desempenho cognitivo, auxiliando na memória e evitando doenças como Alzheimer e demência. Ainda está ligado à visão, uma vez que, esse ácido participa no recobrimento da retina ocular, parte dos olhos que tem o papel principal de transformar os estímulos do cérebro na visão, diminuindo os riscos de se adquirir cataratas na velhice e combater a cegueira.
O ômega 3 tem papel importantíssimo no sistema cardiovascular, onde o EPA evita coágulos de sangue que podem levar a um derrame ou a infartos e o DHA evita arritmias cardíacas estabilizando a atividade elétrica do coração. Esse ácido graxo também é capaz de modificar a composição química do sangue, provocando o aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) e a diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim), reduzindo assim os níveis de triglicerídeos do sangue.



8 comentários , comente também!

  1. O ômega 3 é super importante para a saúde, não podemos tirar o ômega 3 da nossa saúde, trás muito benefícios bons para a saúde, não sabia que o ômega 3 tem um papel importante, post muito esclarecedor muito bom, Andrea bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    O ômega 3 é maravilhoso e nos traz inúmeros benefícios. Minha mãe estava com problemas vascular e o medico indicou o ômega 3. Ela toma faz tempo e o problema sumiu :D
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, ômega 3 é sim muito importante para a nossa saúde,mas eu não sabia que ele tão benéfico não! Adorei saber disso.
    E pelo o que intendi essas capsulas contém o ômega tres?
    Uauuuuuuuuuuuu amei a novidade amiga.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Gostei Do seu post Andrea! Já tinha ouvido falar do Ômega 3 e realmente ele é muito importante pelos benefícios que trás.
    Beijinhos!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ola meus Amores, fico feliz que veio visitar o meu blog.
Espero que tenha gostado. Deixe o seu comentario.
Em breve respondo a todos. Beijos