Combate ao Câncer de Ovário

em 8.5.17



Bom dia meus amores tudo bem? Quero desejar a todos vocês que ilumina meu cantinho sempre me visitando, um dia lindo cheio de muitas bençãos e que Deus abençoe a todos vocês.
Hoje o assunto é sobre saúde, especificamente sobre câncer, meu pensamento é, deveríamos falar de câncer o ano todo não somente em data especificas pois existe diversos tipo de câncer, eu mesma tiver no útero como quem passa por aqui ja leu meu testemunho.

Organização realiza atividade no metrô Sé pelo dia mundial de combate ao câncer de ovário.
A Associação de Combate ao Câncer de Ovário (ACCO), organização que atua em prol desta causa, realiza no próximo dia 8 de maio (hoje), atividade gratuita para orientar o público com informações importantes sobre os sintomas, os fatores de risco e dados de impacto sobre a doença no Brasil.
A atividade acontece das 11h às 13h na estação do Metrô Sé (piso superior), em São Paulo, e contará com a presença de um médico oncologista para tirar duvidas do público. Folhetos informativos e adesivos alusivos à causa também serão distribuídos como parte do material de apoio.
Desde 2013, o dia 8 de maio foi instituído no calendário da Organização Mundial de Saúde (OMS), e serve para alertar globalmente sobre a importância desta causa.
O objetivo da ação organizada pela ACCO é contribuir para a conscientização da população feminina em geral, além de atuar para que a visibilidade da causa tenha mais destaque e debate nos próximos anos.
  
O câncer de ovário:
Considerado o mais letal entre os cânceres que ocorrem em mulheres, o mais difícil de ser diagnosticado e o de menor chance de cura, estima-se que 60% dos casos de câncer de ovário sejam descobertos nos estágios avançados da doença. Apenas 43% das mulheres sobrevivem por mais de cinco anos após o diagnostico da doença.
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão previstos mais de seis mil novos casos de câncer de ovário no Brasil somente para este ano. Os altos índices de diagnósticos tardios e de mortalidades estão relacionados também com a falta de conhecimento sobre os sintomas da doença e dos antecedentes familiares do mesmo tipo de câncer.
Se diagnosticado precocemente, o tumor do ovário pode ser retirado com cirurgia (sem a necessidade de quimioterapia e radioterapia), apresentando perspectiva de vida maior do que cinco anos em 90% dos casos.
Fatores como dores abdominais, falta de apetite, aumento de gases, constipação, abdome ou barriga inchados, necessidade frequente e urgente de urinar, sangramento vaginal, dor nas costas, fadiga constante, ganho de peso ou perda de peso de forma repentina, náusea e vômitos; podem ser indícios do câncer de ovário, e devem ser levados em consideração sempre que notados.
O diagnóstico pode ser feito por meio da ultrassonografia do abdômen e da transvaginal, além da tomografia computadorizada. Diante de algum sintoma suspeito, o médico poderá pedir exame de sangue. Baseado nos resultados desses testes poderá ser indicada biópsia (feita por laparoscopia ou laparotomia) do tecido ovariano.
O exame preventivo ginecológico (Papanicolaou) não detecta o câncer de ovário, já que é específico para detectar o câncer do colo do útero.

Sobre a ACCO
Fundada em 2015, a ACCO tem como missão buscar por meio da conscientização, contribuir para a diminuição de diagnósticos tardios e para a redução da consequente mortalidade por câncer de ovário no Brasil. 
Atualmente a organização realiza trabalhos de mobilização, palestras e eventos em nome da causa. Também mantém seus canais de comunicação e conteúdo via internet; e mensalmente realiza atividades em hospitais que colaboram para melhorar a autoestima das pacientes em tratamento contra o câncer.

Informações:
Instagram: @cancerdeovario
(11) 2339.2133

17 comentários , comente também!

  1. Realmete essas campanhas deviam ser feitas todo santo dia e várias vezes ao dia como os comerciais de cigarro ou bebida alcoolica. Algo tão importante é tão pouco divulgado ... Gostei de conhecer a ACCO, parabéns pela iniciativa Andrea!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  2. Olá Andréa , tudo bem?
    Que post lindo, tão informativo, tão legal e tão alertante.
    Realmente precisamos nos prevenir , afinal, essa é a única forma que temos para nos salvar neste caso. A chance que temos de aumentar a oportunidade de viver.
    Uma pena que não dá para detectar por papanicoulau né?

    ResponderExcluir
  3. Super informativo, e um assnto bem importante, parabéns pelo post!!
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  4. Post de UTILIDADE PÚBLICA com certeza!
    Parabéns por compartilhar algo assim tão importante!

    ResponderExcluir
  5. Verdade Andreia esse assunto tem que ser abordado o ano todo, pois a prevenção é o melhor remédio!
    Parabéns pelo post!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  6. Já tive câncer de ovário, e a prevenção é muito importante, qualquer dor estranha ou sinal é bom procurar um médico, linda essa campanha, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Super post e bem informativo. Infelizmente mtas pessoas procuram ajuda qdo já sabem que estão com câncer. E prevenir e p melhor remédio.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. É tão legal e importante fazer essa campanha de combate!!!

    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  9. Mais uma super campanha. Nossa saúde em primeiro lugar sempre !!!
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  10. É muito importante essa campanha pq é um dos exames que muitas mulheres esquecem de fazer. Todos os médicos pegam no pé para a prevenção do cancer de mama e esquecem que o de ovário está crescendo e precisa ser tratado

    ResponderExcluir
  11. Que post importante. Não sabia desse tipo de câncer.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post, precisamos dar mais atenção as campanhas.
    Bjão Dea.

    ResponderExcluir
  13. Isso ai amore! Conscientização nunca é demais! Parabéns pelo post de utilidade pública!
    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Geralmente ficamos focadas só no outubro rosa e é importante conscientizar da prevenção. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Muito legal sua postagem, vai ajudar muitas mulheres a se conscientizarem..

    ResponderExcluir
  16. Assunto mega sério. Importante a prevenção e descobrir o quato antes.

    ResponderExcluir

Ola meus Amores, fico feliz que veio visitar o meu blog.
Espero que tenha gostado. Deixe o seu comentario.
Em breve respondo a todos. Beijos