Anemia acomete 30% da população mundial

em 9.11.18


Provocada pela deficiência severa de ferro, doença prejudica os níveis de energia e vitalidade

O ferro desempenha um papel importante nos processos metabólicos do corpo humano. É um mineral vital para o funcionamento celular e essencial para o transporte de oxigênio, para a síntese de DNA e para o funcionamento do metabolismo energético.
A falta da substância em níveis adequados pode levar a consequências negativas para todo o organismo humano, sendo a anemia ferropriva a manifestação mais relevante. Considerada um dos maiores problemas de saúde pública mundial, este tipo de anemia acomete, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 30% da população mundial.
Além de prejudicar o funcionamento adequado do corpo, um quadro de anemia severa pode apontar a existência de uma doença grave, com sangramento oculto. Esta suspeita poderá ser confirmada ou afastada após uma investigação adequada pela equipe médica.

De modo geral, a deficiência de ferro em adultos está diretamente ligada à redução de produtividade, uma vez que pode causar fraqueza e fadiga. O quadro também provoca falta de apetite, palidez, cefaleia e irritabilidade, além de aumentar o risco de infecções. "Metade dos quadros de anemia identificados estão diretamente relacionados à deficiência nutricional. Pode acometer pessoas de todas as idades, em qualquer país, mas, particularmente, mulheres e crianças residentes em regiões em desenvolvimento", alerta Dra. Karina Kiso, clínica geral. De acordo com a especialista, além da alimentação carente do mineral, a anemia também pode ser consequência de hemorragias, da contração de doenças endêmicas (como malária, ascaridíase e helmintoses) e de dietas em que há consumo de grandes quantidades de chás ou café, que inibem a absorção de ferro.

No caso de crianças, a anemia pode prejudicar as funções imunológicas do organismo, atrasar o crescimento e provocar perda significativa na capacidade cognitiva, comprometendo o desenvolvimento da inteligência. Além disso, em gestantes, quadros de anemia também estão relacionados a um maior risco de mortalidade, partos prematuros e baixo peso do bebê ao nascer. O diagnóstico é feito com base em avaliações clínicas e exames laboratoriais. De acordo com a médica Karina Kiso, o tratamento da anemia inclui a administração de sais de ferro, preferencialmente por via oral, acompanhado de uma fonte de vitamina C – essencial para que o organismo possa absorver o minério.
A prevenção do problema é simples e envolve a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. "Manter uma alimentação equilibrada é o caminho mais fácil, a médio prazo, para a manutenção dos níveis de ferro no sangue. Carne vermelha, vegetais verde-escuros (brócolis, espinafre e couve), leguminosas (grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão), tofu, algas, cerais integrais e castanha de caju são alguns dos alimentos ricos em ferro. Suplementos vitamínicos também ajudam a oferecer ao corpo os níveis adequados de vitaminas e minerais", recomenda Karina.

SOBRE A NATULAB:
A Natulab é líder em produção e venda de medicamentos fitoterápicos no Brasil, ocupa a 5ª posição no mercado OTC, e é a 13ª colocada do mercado farmacêutico no período de 12 meses, em unidades comercializadas, segundo o IQVIA (antigo IMS Health). Fundada em 2000, em Santo Antônio de Jesus (BA), tem sede em São Paulo e unidade fabril na Bahia. Até 2019, tem como objetivo se tornar uma das dez principais empresas do País no mercado OTC em reais.
Em seu portfólio, possui uma linha de produtos com 300 apresentações, entre eles Vitaz, Varivax (Aesculus hippocastanum), Hidraplex (reidratante oral), Hidralyte (reidratante oral), StarforC (aspartato de arginina e ácido ascórbico) e Xarope de Guaco (Mikania glomerata).

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário

Ola meus Amores, fico feliz que veio visitar o meu blog.
Espero que tenha gostado. Deixe o seu comentario.
Em breve respondo a todos. Beijos